SOBRE NÓS

~ por trás da Oceânica ~

Somos a Julia e a Joana, uma dupla de fotografia criativa do Porto.  Acreditamos que a fotografia é a conexão mais importante que temos entre o passado e o futuro, mas também uma chance de conhecer novos lugares e novas pessoas. Temos, em igual medida, um forte amor pela casa e um desejo incontrolável pela estrada. Fotografamos histórias de Norte a Sul de Portugal e por toda a Europa.

Estamos sempre de câmaras nas mãos e a melhor forma de nos conhecer talvez seja ver o registo que fazemos da nossa vida.

UM MANIFESTO

Para nós, há uma grande diferença entre registar uma cena como foi, e registar o que significou estar lá naquele momento. A maior parte das câmaras de telemóvel consegue tratar do primeiro caso (não é assim tão complicado), mas nós estamos atrás do real significado emocional de cada momento. Queremos que nossas imagens sejam capazes de vos trazer de volta, daqui a vinte anos, toda a onda de emoções que sentiram ao subir ao altar ou ao carregar o vosso bebé no colo pela primeira vez. É a isto que chamamos a verdadeira história.

Apesar de não gostarmos de etiquetas, podemos dizer que nosso estilo fotográfico é uma união entre o Fine Art e o Documental: aliamos o minimalismo e o cuidado estético do primeiro à honestidade e a preocupação com a memória do segundo. Mas é importante saber que, para nós, não importa qual equipamento ou qual filtro foi usado para fazer uma foto: o que realmente importa é se uma imagem é relevante o suficiente para resistir com dignidade à passagem do tempo, e se foi capaz de cumprir a sua função, que é a de criar emoção em quem a vê.